Conhecimento de estudantes de enfermagem sobre violência contra a mulher perpetrada por parceiros íntimos: revisão integrativa
Palavras-chave:
Educação permanente em saúde, Profissionais de saúde, HospitaisResumo
Objetivo: mapear as características e tendências da produção científica da pós-graduação brasileira sobre intervenções de educação permanente em saúde voltadas para profissionais do cenário hospitalar. Método: revisão sistematizada de literatura do tipo narrativa, realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações em junho de 2024. Para a organização e análise dos dados, foram utilizados os gerenciadores Zotero e Rayyan. Resultados: foram incluídos 14 estudos no corpus de análise, sendo duas teses e 12 dissertações. Identificou-se uma predominância de intervenções baseadas em Simulações Clínicas e/ou Realísticas (21,5%), seguidas por Encontros de Cooperação e/ou Oficinas (14,4%) e pela construção de Matrizes Norteadoras (14,4%). Outras estratégias identificadas incluíram um Programa Educativo, um curso de Educação a Distância, um Instrumento de Avaliação de Desempenho, um Álbum Seriado, um Portal Educativo, o método do ensino bimodal e um Conjunto de Ações Educativas envolvendo palestras online, rodas de conversa presenciais e a elaboração de um Procedimento Operacional Padrão. Considerações finais: o estudo evidenciou desafios e lacunas a serem exploradas em pesquisas futuras, além de indicar tendências emergentes no desenvolvimento de intervenções voltadas à capacitação de profissionais de saúde no ambiente hospitalar.
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